About Me

Sou uma eterna romântica, acredito no amor, no meu amor ... Confesso, que não queria ser assim, mas assim eu sou.

Tuesday, April 11, 2006

JORNALISMO CRÍTICO E DE OPINIÃO

Artigos, críticas e editoriais. Essas modalidades do jornalismo permitem a quem escreve emitir opinião, ao contrário de uma notícia comum, que requer imparcialidade. Ao analisar gravuras do neerlandês M. C. Escher os alunos tiveram contacto com essa realidade e escreveram o que perceberam sobre a obra do artista.

"Maurits Cornelis Escher foi um artista conhecido pelas suas xilogravuras, litografias e meios-tons (mezzotints), que tendem a representar explorações do infinito e padrões geométricos entrecruzados." (Fonte Wikipedia)

Confira os trabalhos:

Obra: Répteis
Aluno: Fernando Mendes

"Desenho sobre papel onde os crocodilos saem do desenho e passeam livremente por cima dos objectos que rodeam. "





Obra: Dia e Noite
Aluno: Fernando Mendes

"Belo. Gansos, patolas, sobrevoando uma cidade cercada de campos de cultivo e banhada por um rio. Destaca o positivo e o negativo, o dia e a noite."



Obra: Mãos Desenhando
Aluno: Nuno Costa

"Vê-se uma mão que está desenhando outra e, como a caneta, se vai deslizando no papel"






Obra: Relatividade
Aluno: Nuno Costa

"Vê- se a relatividade e o que o artista pensava do que se passava à sua volta. O artista via uma escadaria, uma mesa, um jardim, as árvores, tapume da janela, as portas e os vasos. O artista pensava se, subindo as escadas, as pessoas chegariam ao paraíso."





Obra: Laço de União
Aluna: Natércia Fernandes

"Vejo duas cabeças feitas com bolas, separadas. Estão na Lua. Não gosto!!"





Obra: Libertação
Aluna: Camila Vieira

"Transmite-me a liberdade tal como os pássaros a voar. Aos poucos se vão espalhando pelo céu. Eu gostei muito dessa imagem. É muito bonita."





Obra: Encontro
Aluna: Camila Vieira

"Faz-me lembrar a Europa, o 25 de abril, a Revolução dos Cravos. Observo homens na mesma direção e que aos poucos se vão encontrando neles próprios. Desta imagem não gostei porque faz-me lembrar a prisão e eu quero sentir-me livre para o dia a dia, a vida."


Obras (acima):
Três mundos (esquerda) e Torre de Babel (direita)
Aluna: Odete Lopes

"Do avião a perspectiva das coisas são mais longínquas do que parece, mas tudo ao meu redor é como um labirinto da vida. Mas é leve o pensamento, que tudo fica distante, está tão perto. O cenário lé em baixo é brilhante, a vida também se mexe, um pensadou ou um louco, tudo é comum."


Obra: Céu e Inferno
Aluno: João Silva

"É uma cúpula encontrada nas igrejas. Identifica o infinito. O bem representado pelos anjos e o mau representado pelos morcegos. É um trabalho de grande beleza, pois aparece a perspectiva e o movimento da pintura. Ainda belo porque lembra o divino, o superior e, por fim, Deus nos levando para um mundo superior ajudado pelos anjos."



Obra: Sonho
Aluno: Nuno

"Uma linda noite de verão onde está a descansar um profeta qualquer. Por cima dele esté um louva-deura enorme. A fotografia mostra um pátio com uma cúpula de quatro pontas e bem delineada. O pátio está feito ou coberto com lajes de cimento. A pessoa que está a descansar encontra-se está colocado um arco grande. Tem também uma janela que dá para fora. O profeta está a dormir. No arco principal encontram-se dois pilares."

2 comments:

Anonymous said...

Meninos!
qué bom ler os vossos trabalhos!! Vou seguir toda a evoluçao do jornalismo web atraves desta website.

Um abraço inmenso para todo o espaço t!!!
PABLO

Sergio Denicoli said...

Oi Pablo!

Obrigado pelo comentário. Espero que tenha gostado e que volte a nos visitar sempre. O blog é atualizado semanalmente, sempre às segundas-feiras, exceto quando na semana anterior não há aulas.

Um abraço,
Sergio Denicoli